sexta-feira, 10 de outubro de 2008

OPERAÇÃO INTEGRADA NO GARIMPO DO BANDEIRA, NO MUNICÍPIO DE FRUTAL/MG


Equipe integrada por Policiais Militares da Quinta Companhia de Meio Ambiente e Trânsito Rodoviário de Uberaba/MG, Instituto Estadual de Florestas (IEF), Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM) e Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM) realizaram no período de 06 a 10 de outubro de 2.008, uma “Operação Integrada” no Garimpo do Bandeira, situado no Município de Frutal, em combate a degradação ambiental naquele local, cuja exploração ocorria há cerca de 60 anos. Durante a ação, foram embargadas todas as atividades de extração de diamantes e cascalho no Garimpo do Bandeira. Os principais empreendedores, em número de seis, foram presos em flagrante delito. A maioria das pessoas que trabalhavam sem carteira assinada, foram orientadas a procurarem os serviços de assistência social da prefeitura municipal de Frutal/MG. Foram embargados 04 (quatro) pontos de extração de diamantes, às margens do Córrego Bandeira. Foram lavrados 08 Autos de Fiscalização e 08 Autos de Infração, totalizando um valor parcial aplicado de R$100.000,00 (cem mil reais). Como resultado parcial da Operação, seguem abaixo, os seguintes dados, a saber:
Foram apreendidos os seguintes materiais:
- 08 grades de bica canadense;
- 06 peneiras;
- 19 metros de mangueira;
- 03 pás de pedreiro;
- um caminhão basculante, Mercedes Benz, cor amarela, utilizado no transporte do cascalho;
- um trator com Pá Carregadeira, marca Caterpilar nº série 41K1496, com odômetro de horas trabalhadas 038058.
- um caminhão basculante, Ford F 600, cor verde, utilizado no transporte do cascalho;
- 01 (um) motor Mercedes Benz 1113, n° 43277 com moto bomba;
- 01 (um) motor Mercedes Benz 1113, n° 3449 12.10.670131 com moto bomba;
-01 (um) motor MWM ) 03 cilindros cor laranja, n° 02250308760;
-01 (um) motor GM Chevet cor azul , n° 8966935;
-01 (um) motor Elétrico 3 CV , marca KOHLBACH, cor azul, n° 628262;
-01 (um) motor Elétrico 2 CV, marca WEG, G 56 H1291.
-01 (um) motor Perkins KINS, n° C70280046-P 06 cilindros diesel com moto bomba;
-01 (um) motor MWM, cor azul, n° 226-463816, com moto bomba marca KING;
-02 (dois) motores diesel 06 cilindros adaptados a gasolina de cor verde;



Assessoria de Comunicação Organizacional da 5ª Cia PM Ind MAT

5 comentários:

Unknown disse...

A 5 Cia PM Ind MAT, está de parabéns, pelo excelente trabalho visando coibir a degradação ambiental, e ao mesmo contribuir para que as autoridades possam proporcionar um trabalho de forma mais humana e segura às pessoas que sobreviem da atividade garimpeira.

Ten Ermínio.

Anônimo disse...

Parabéns a 5 CIA PM IND MAT, pelo trabalho realizado em especial o embargo feito ao garimpo realizado de forma desordenada, causando degradação e poluição ao meio ambiente.

Anônimo disse...

Meus parabéns pelo trabalho desenvolvido neste local, somente através de operações e denúncias anônimas é que ocorre êxito contra o crime ambiental, todos estão de parabéns.

Anônimo disse...

voçes que fica ai fanlando o que voçes não sabe oque esta falanto.e melhor voçes ver te perto para depois voçes dar sua opinioôes.voçes não sabe de nada.presiça aconpanhar de perto.a policia costa muito de si aparecer.e voçes ai falando coisas que voçes ne sabe direito como e.o propio ministerio puplico.achava que era pior o caso.então pensa direito para depois sair falando.si alguns de voçes não sabe edaqui que sai o material para construsão civil e para fazer as casa de voçes.usado para lage.piso.asfalto.enquando voçes fica ai comprando preta brita.20 veses mais cara.

alemao disse...

você ficam tando parabéns para a policia ambiental e o ministério publico.por der fachado o garimpo e por você não conhecê a história de perto.o garimpo do bandeira e de 1946 e sempre houve garimpo. vocês mistura garimpo do bandeira com outros tipos de garimpo.nos não usamos nenhuma química a para tirar o cascalho.e total mente diferente .entre o garimpo do rio grande.serra pelada.o cascalho que jocamos no correco.e retirado para fora.para ser usado en construções civil.quer dizer não causa prolema algum.pelo contrario ajuda.quando uma família paga uma fortuna em pedra brita aqui o custo e quase seró.e levado para a cidade para uasar nas construções.tipo meio fio .lage.contra piso usado em fazenda.então tudo que jogamos nos tiramos.e tudo com ordem dos donos da fazenda.o governo alega que não pagamos imposto eu concordo mas só que não existe um órgão para a gente pagar.nos queremos pagar.para nos trabalhar em paz.porque você tralhando honestamente como e.ter que correr de policia .isto e um absurdo.nos não roubamos de niquem não madamos.não damos prejuízo para ninquen.nos so ajudamos.criam um maneira que possamos trabalhar en paz.e isto que que queremos e precisamos.no somo pessoas umilte não sabemos fazer outra coisa a fianalsão 66 anos que este garimpo existe.e nunca atrapalhou ninquem.senhora presidente pensa nisto.senhores deputados por favor ajudam esta pessoas.eles merecem.