terça-feira, 9 de junho de 2009

5ª Cia PM IND MAT PARTICIPA DE DIVERSOS EVENTOS NA SEMANA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE


A 5ª Cia PM Ind MAT realizou no período de 01 a 10 de junho, as comemorações pela Semana Mundial do Meio Ambiente, em Uberaba e nos demais 30 municípios sob sua circunscrição. Nesse período foram realizadas várias atividades como forma de divulgar a importância de se preservar a biodiversidade e o Meio Ambiente como um todo, bem como sua importância para as gerações presentes e futuras. Dentre as diversas atividades programadas, foram desenvolvidas ações em consonância com o binômio “Educação x Fiscalização”, objetivando um Meio Ambiente preservado, a saber:
No reservatório da UHE de Nova Ponte, ocorreu a 6ª Barcada promovida pela Prefeitura Municipal de Perdizes/MG e de Santa Juliana/MG. A Barcada é promovida uma vez por ano com o objetivo de coletar lixos e resíduos jogados no reservatório, principalmente no rio Capivara afluente do Reservatório da UHE de Nova Ponte. A Barcada contou com a participação de 50 embarcações e a presença de várias pessoas e autoridades, dentre elas, representantes da CEMIG, IEF, Secretária de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Perdizes, do Prefeito Municipal do município de Perdizes, do Secretário de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Perdizes (Ronan Afonso Borges) e do Presidente do Codema (Ricardo Lúcio Alvarenga). Da mesma forma, no município de Sacramento, foi realizada uma campanha em prol da limpeza do Rio Grande, oportunidade em que foram recolhidos aproximadamente meia tonelada de lixo, entre pneus, materiais plásticos e latas.
Na Escola Estadual Professor Vilmondes Afonso, localizada no município de Perdizes/MG, foi ministrada uma palestra por militares integrantes do Policiamento Ambiental, abordando o tema “A interação Homem e Meio Ambiente e o papel da Polícia Ambiental”, oportunidade em que participaram cerca de 70 alunos da 6ª série do ensino fundamental.
No Reservatório da UHE de Nova Ponte, no município de Perdizes, foi realizada a soltura de 3.300 alevinos das espécies pacu-caranha e curimba. O Peixamento contou com a presença de 45 alunos da Escola Municipal Lúcio Santos e representantes da Secretaria de Meio Ambiente da cidade de Perdizes e Araxá. Antecedendo a soltura dos peixes, foi ministrada uma palestra enfatizando a importância da Preservação Ambiental.
No município de Araxá, foi realizada uma blitz ambiental, sendo feita a entrega de folhetos educativos referentes a Semana Mundial do Meio Ambiente.
Em Uberaba, militares integrantes do 4º Pel PM MAmb, participaram nos dias 05 e 06 de junho, no Campus da FAZU, do “13º Porteira Adentro 2009”, cujo projeto visa proporcionar o intercâmbio de conhecimentos entre alunos e a comunidade. O evento contou com a presença de aproximadamente 6.200 pessoas. Foi feita também a realização de palestra para 180 alunos do curso de Veterinária da UNIUBE com o tema “Tráfico de Animais”.
Dentre outras atividades, estão a exposições de animais empalhados, participação de campanhas comunitárias, realização de blitz com entrega de mudas de árvores para condutores de veículos e a participação no 2º Fórum Integrado de Meio Ambiente do Rio Grande com montagem de estande de animais empalhados visando sensibilizar o público a cerca da importância da preservação ambiental.


Assessoria de Comunicação Organizacional da 5ª Cia PM Ind MAT

Nenhum comentário: