sexta-feira, 28 de agosto de 2009

POLÍCIA AMBIENTAL RESGATA FILHOTE DE ONÇA JAGUATIRICA




Militares pertencentes ao Grupamento de Meio Ambiente de Ibiá-MG/ 5ª Cia PM Ind MAT, deslocaram até uma Destilaria de açúcar e álcool existente naquele município e ao abordarem um ônibus de trabalhadores rurais (cortadores de cana), encontraram com um deles um filhote de onça, da espécie Jaguatirica.

Segundo relato, o cortador de cana teria encontrado o filhote próximo a uma área onde estava sendo realizada uma queima controlada no canavial e teria se recusado a entregar o filhote para os funcionários da Seção de Meio Ambiente da Destilaria, levando consigo o animal.

O infrator foi preso em flagrante delito e conduzido para a Delegacia de Polícia Civil de Ibiá/MG e o filhote encaminhado para um Centro de Desenvolvimento Ambiental em Araxá/MG, credenciado junto ao IBAMA.

O tamanho do filhote é de 24 cm e estima-se que tenha de 5 a 7 dias de vida.

Saiba mais sobre a Jaguatirica


Jaguatirica, ocelote ou gato-do-mato é um felino cujo nome científico é Leopardus pardalis ou Felis pardalis, originariamente encontrado na Mata Atlântica e outras matas brasileiras. Distribuída por toda a América Latina, é encontrada também no sul dos Estados Unidos. De hábitos noturnos, passa a maior parte do dia dormindo nos galhos das árvores ou escondido entre a vegetação. Vivem aos pares, o que é raro entre os felinos. As fêmeas têm de um a quatro filhotes a cada gestação e reproduzem a cada dois anos. O período de gestação varia de 70 a 95 dias. As fêmeas chegam à idade adulta em um ano e meio e os machos aos dois anos. Alimenta-se de mamíferos pequenos e médios, como roedores, macacos, morcegos e outros. Come também lagartos, cobras e ovos de tartarugas. Caça aves, e alguns são bons pescadores. A jaguatirica mede entre 65cm e um metro de comprimento, fora a cauda, que pode chegar a 45 cm. Pesa entre 8 e 16 kg. Também é chamado onça-pintada, no entanto a onça(Panthera onça) é maior, podendo atingir 2,10m. No Brasil, ocorre na Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica , Pantanal e Caatinga. Seu status é considerado pouco preocupante pela IUCN (2002) e em perigo pela USDI (1980), apêndice 1 da CITES. Está desaparecendo pela ação dos caçadores que querem sua linda pele. O mercado negro é alimentado pelo costume adotado em muitos países de transformá-lo em animal exótico e de estimação.

Assessoria de Comunicação Organizacional da 5ª Cia PM Ind MAT



Nenhum comentário: