terça-feira, 20 de outubro de 2009

PM PRENDE/APREENDE CINCO PESSOAS POR PRÁTICA DE COMÉRCIO ILEGAL DE FILHOTES DE PAPAGAIOS



Após levantamentos realizados por policiais militares pertencentes à 5ª RPM e 5ª Cia PM Ind MAT (Uberaba-MG, Iturama-MG e Campina Verde-MG), foi desencadeada uma operação policial na Fazenda Seis Irmãos/Stefane, localizada no Distrito de Honorópolis, município de Campina Verde-MG, onde estava sendo praticado o comércio ilegal de filhotes de papagaios.

Durante buscas realizadas no interior de um veículo Ford Corcel II, que transitava nas imediações da fazenda, foi encontrado no interior do porta-malas 06 filhotes de papagaios. Ato contínuo os militares compareceram na sede da fazenda onde o morador ao perceber a presença da viatura policial, evadiu do local e após vistoria no imóvel, os militares encontraram no quintal 19 (dezenove) filhotes de papagaios.

Em prosseguimento à operação, os militares conseguiram abordar nas proximidades, um veículo VW Gol, ocasião em que seu condutor estava conduzindo no porta-malas 14 (quatorze) filhotes de papagaios. Ao todo foram presos em flagrante delito por prática de Crime Ambiental 04 pessoas e apreendido um adolescente sendo conduzidos à Delegacia de Polícia Civil de Campina Verde-MG, para adoção das medidas legais cabíveis.

De acordo com o artigo 29 da Lei nº 9.605/98 (Lei dos Crimes Ambientais) é crime contra a fauna matar, perseguir, caçar, apanhar, vender, expor à venda, exportar ou adquirir, guardar, manter em cativeiro ou depósito, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente.

A pena é de detenção de seis meses a um ano e multa.


Assessoria de Comunicação Organizacional da 5ª Cia PM Ind MAT

Nenhum comentário: