quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

DICAS PARA UMA VIAGEM SEGURA

Para seguir viagem sem preocupação não basta simplesmente pegar a família e as malas e colocá-las dentro do carro. Fim de ano e janeiro são sinônimos de viagem.


Para não ficar na mão no meio da estrada, é preciso tomar alguns cuidados com o carro, a começar pela revisão básica.

REVISÃO

O alinhamento é fundamental para evitar o desgaste desigual dos pneus, que durante uma viagem pode comprometer definitivamente sua durabilidade. Outros itens que devem constar na revisão são os amortecedores, que além do conforto são essenciais para garantir a estabilidade do veículo nas curvas. Velas de ignição, freios e o nível dos líquidos como o óleo do motor, fluido de freio, óleo da direção hidráulica e a mistura água/etileno glicol do radiador não podem ser esquecidos.

CALIBRAGEM

Na hora de calibrar os pneus, acrescente duas libras ao valor especificado no manual do proprietário. Com isso o pneu vai ficar mais “duro” e estará menos suscetível às deformações causadas pelos buracos e imperfeições da via, evitando que o impacto da borracha contra o metal da roda corte o pneu. Outra vantagem é que, devido à redução da aderência, o consumo de combustível será menor. É importante verificar qual é a pressão recomendada para cada condição, pois alguns carros devem usar uma determinada pressão com o carro vazio (com até duas pessoas) e outra para o carro cheio (com passageiros no banco de trás e bagagem). Outros usam a mesma pressão com motorista ou carga máxima. Não se esqueça de calibrar o estepe.

CARGA

Atenção: quando o veículo está carregado, seu comportamento dinâmico fica muito diferente do que quando vazio. Consulte no manual qual é a capacidade de carga do seu carro para não sobrecarregar componentes como suspensão, molas, freios e pneus. A distribuição do peso da bagagem também é importante para que o carro não fique mais propenso a sair de frente ou de traseira nas curvas. Como vão livre do solo diminui, é preciso reduzir ainda mais a velocidade ao passar por buracos e quebra- molas. Com o porta-malas cheio, a frente do carro sobe. Por isso, é fundamental regular os faróis para essa nova condição, melhorando a sua visibilidade e não ofuscando os demais motoristas.

ABASTECEIMENTO

Ao abastecer seu veículo, dê preferência ao posto de combustível de sua confiança. Evite abastecer em locais nos quais o preço do combustível está muito abaixo da média dos demais. Ao parar num posto na estrada, peça para o frentista lavar os vidros, faróis e lanternas.

O QUE LEVAR

Para se precaver de possíveis problemas o motorista pode preparar um kit com fusíveis, correias, lanterna, litro de óleo, reparador de pneus, chave reserva, antiembaçante e celular. Flanela e água mineral também ajudam bastante na hora do aperto. Para facilitar um possível socorro, evite travar as portas. É que em alguns veículos as portas não destravam automaticamente, em caso de acidente.

LUZES

É preciso ficar atento com as luzes do veículo. Conferir se todas estão funcionando e usá-las com responsabilidade: luz de neblina somente em condições de chuva ou neblina; o pisca-alerta só deve ser acionado quando o veículo estiver no acostamento ou na pista com acidente.


Fonte: Pedro Cerqueira - Estado de Minas.


ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL DA 5ª CIA PM IND MAT

Nenhum comentário: