quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

MORADOR FAZ ENTREGA DE AVE TUCANO À 5ª CIA PM IND MAT

Uma ave da espécie TUCANO foi entregue na sede da 5ª Cia PM Ind MAT – Uberaba/MG por um morador local, o qual relatou que o animal havia surgido em sua residência.

A ave que aparentava ser domesticada e não apresentava ferimentos, foi recolhida pelos policiais militares de Meio Ambiente e será encaminhada ao IBAMA.

De acordo com o parágrafo 5º, do artigo 24, do Decreto Federal nº 6.514, de 22 de julho de 2008, que dispõe sobre as infrações e sanções administrativas ao meio ambiente, quando a pessoa espontaneamente faz entrega de animais ao órgão ambiental competente, não se aplicará nenhum tipo de penalidade.


Saiba um pouco mais sobre o Tucano

Reino :Animalia

Filo : Chordata
Classe : Aves
Ordem : Piciformes
Família:
Ramphastidae


Origem

Esta ave tem origem nas florestas tropicais da América Central e do Sul, sobretudo na Amazônia. No entanto, é possível encontrá-lo num vasto território, que vai até ao Norte da Argentina, até porque existem várias espécies desta ave ao longo desta área, e a todos se dão o correntemente o mesmo nome.

A ave

Belíssima ave, com um bico único no mundo, grande e colorido, ganhou admiradores por todos os continentes. Apesar de grande, forte e poderoso, o seu bico não é pesado, já que é formado por uma estrutura óssea alveolar, que o torna leve, não tendo qualquer interferência no seu vôo. O bico serve, sobretudo, para agarrar e descascar frutos que encontra nas árvores e que são a base da sua alimentação, e para agarrar pequenos répteis, que também gosta de comer.

Perigos

Começa a causar preocupação entre os biólogos pelo fato de estar sendo capturada com muita intensidade para fins comerciais, o que o levou seu desaparecimento em algumas áreas. Este comércio ilegal provocou a morte de muitos exemplares jovens, durante o transporte para locais do mundo muito distantes, em condições muito precárias. Apesar disso, presume-se estar longe da extinção. O seu comprimento pode atingir os 65 cm, contando com o bico, que só por si chega a medir 20 cm. Um Tucano pode viver cerca de 20 anos.


Assessoria de Comunicação Organizacional da 5ª Cia PM Ind MAT


Nenhum comentário: