segunda-feira, 5 de abril de 2010

PM RECOLHE TAMANDUÁ–BANDEIRA EM PERÍMETRO URBANO

Policiais Militares lotados no Grupamento de Meio Ambiente de SACRAMENTO/MG – 5ª Cia PM Ind MAT foram solicitados a comparecer em uma residência no bairro Alto da Boa Vista, onde segundo relato do morador, havia um “tamanduá-bandeira” na varanda dos fundos de sua residência.

Os militares recolheram cuidadosamente o animal e o encaminharam para avaliação de médico veterinário, sendo posteriormente solto em seu habitat.

Vale lembrar que os animais silvestres são propriedades da União, e que, matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécies da fauna silvestre, sem a devida permissão, licença ou autorização, ficam os responsáveis sujeitos à pena de detenção de seis meses a um ano, e multa.

Atualmente é comum ocorrências de animais silvestres nas cidades e povoados, fatos esses atribuídos à redução do habitat natural provocados por incêndios florestais, desmatamentos e outros fatores preponderantes, razão pelas quais os bichos saem à procura de alimentação.


Algumas curiosidades do animal.

O tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla) pode atingir até 40 Kg de peso e um comprimento de 1,80m, incluindo a cauda.

Possui coloração cinza acastanhada, com uma banda preta que se estende do peito até a metade do dorso, cauda comprida e peluda, focinho longo cilíndrico, pés anteriores com três grandes garras e pés posteriores com cinco garras pequenas.

Alimenta-se de formiga e cupins, capturados pela língua comprida e aderente. Sua distribuição geográfica é Belize, Guatemala até a América do Sul (Equador, Colômbia, Venezuela, Bolívia, Paraguai e Brasil).

Seu habitat são os campos, cerrados e florestas, que uma vez destruídos estão levando a extinção do animal. As fêmeas têm apenas um filhote por vez que é carregado nas costas até completar um ano de vida.

Pode viver em média 15 anos. Chega a comer mais de 30.000 insetos por dia. As queimadas também são fatais à espécie, pois, seu pêlo é altamente inflamável, pega fogo rapidamente. Sua gestação é de 190 dias”.

Assessoria de Comunicação Organizacional da 5ª Cia PM Ind MAT

Nenhum comentário: