sexta-feira, 21 de maio de 2010

LOBO-GUARÁ É RECOLHIDO EM ÁREA URBANA DE CAMPO FLORIDO/MG

Após solicitação, militares da 5ª Cia PM Ind MAT/UBERABA/MG, compareceram em uma residência na cidade de CAMPO FLORIDO/MG, onde depararam com um lobo-guará no quintal da casa.

O animal da fauna silvestre, que ali havia refugiado, foi recolhido com muito cuidado pelos policiais militares e após, reintegrado ao seu habitat.

Saiba mais sobre o Lobo-Guará

O lobo-guará ou guará (Chrysocyon brachyurus) é o maior canídeo nativo da América do Sul . A sua distribuição geográfica estende-se pelo sul do Brasil, Paraguai, Peru e Bolívia a leste dos Andes, estando extinto no Uruguai e na Argentina, e é considerado uma espécie ameaçada.

O Brasil abriga o maior número deste tipo de animal; dos cerca de 25.000 indivíduos da espécie, cerca de 22.000 estão em território brasileiro. Os biomas de sua ocorrência no Brasil são: Cerrado, Pantanal, Campos do Sul, parte da Caatinga e Mata Atlântica.

A espécie não está diretamente ligada a nenhum outro gênero de canídeos e aparentemente é uma relíquia da fauna plistocênica da América do Sul, que desapareceu na maioria após a formação do Istmo do Panamá.

O lobo-guará mede cerca de 1,30 metros e pesa entre 20 e 25 quilos. A sua pelagem característica é avermelhada por todo o corpo, exceto no pescoço, lombo, patas e ponta da cauda que são de cor preta, podendo na ponta da cauda, das orelhas e do papo ser da cor branca.

Ao contrário dos lobos, esta espécie não forma alcatéia e tem hábitos solitários, juntando-se apenas em casais durante a época de reprodução.

O lobo-guará caça preferencialmente de noite e ataca pequenos mamíferos roedores e aves, mas a sua dieta tem uma forte componente onívora. Estes animais são bastante dependentes da lobeira (Solanum lycocarpum) e estabelecem com esta planta uma relação simbiótica: sem os frutos da lobeira o lobo-guará morre de complicações renais causadas por nemátodos , e em contrapartida tem um papel fundamental na dispersão das sementes desta planta.

Assessoria de Comunicação Organizacional da 5ª Cia PM Ind MAT


Nenhum comentário: