segunda-feira, 31 de maio de 2010

POLÍCIA MILITAR RECOLHE ANIMAL ATROPELADO

Atendendo a solicitação, uma guarnição pertencente ao 4º Pelotão de Meio Ambiente – 5ª Cia PM Ind MAT/UBERABA/MG, deslocou até o Km 783, da rodovia BR 262, onde segundo relato de uma testemunha, um veículo teria atropelado um animal da fauna silvestre (capivara).

Os militares recolheram o animal, o qual apresentava um ferimento na cabeça e o encaminhou para o Hospital Veterinário da FAZU – Faculdades Associadas de Uberaba, onde ficou sob cuidados médicos até ser totalmente recuperado e posteriormente ser reintegrado em seu habitat.

Conheça mais sobre a Capivara


Encontrada em certas áreas das Américas do Sul e Central, próximo a rios e lagos, a capivara (Hydrochoerus hydrochaeris) é o maior roedor herbívoro do mundo. Alimenta-se de capins e ervas, comuns em várzeas e alagados, e pode chegar a pesar até 80 kg. No Rio Grande do Sul, é também conhecida por capincho ou carpincho

É uma excelente nadadora, tendo inclusive pés com pequenas membranas. Ela se reproduz na água e a usa como defesa, escondendo-se de seus predadores. Ela pode permanecer submersa por alguns minutos. A capivara também é conhecida por dormir submersa com apenas o focinho fora d'água.

A capivara, como animal pastador, utiliza a água como refúgio, e não como fonte de alimentos, o que a torna muito tolerante à vida em ambientes alterados pelo homem: tornou-se famoso o caso da "capivara da lagoa", que viveu durante meses no entorno da Lagoa Rodrigo de Freitas na área urbana do Rio de Janeiro, assim como é notória a presença de capivaras em partes dos rios Tietê e Pinheiros, em plena São Paulo, apesar do altíssimo índice de poluição destes rios.

Para sua criação em cativeiro é exigido projeto e licença dos órgãos de controle ambiental sob pena de configurar crime ambiental, já que a capivara é uma espécie protegida por lei.

A fêmea tem um período de gestação que varia de 119 a 125 dias. Sua cria é normalmente de 4 a 6 filhotes. Os filhotes nascem com cerca de 2 kg. Vive até 12 anos.


Assessoria de Comunicação Organizacional da 5ª Cia PM Ind MAT

Nenhum comentário: