sexta-feira, 28 de maio de 2010

POLÍCIA MILITAR RECOLHE FILHOTE DE ONÇA-SUÇUARANA

Durante o patrulhamento ambiental, uma guarnição pertencente ao Grupamento de Meio Ambiente de NOVA PONTE/MG – 5ª Cia PM Ind MAT foi solicitada pelo proprietário da Fazenda Lagoa, pois no local havia um filhote de onça da espécie "SUÇUARANA", o qual estava acuado no pátio da fazenda e o proprietário e seus funcionários estavam com receio do aparecimento da mãe do animal.

Ao chegarem no local, os militares recolheram o filhote que apresentava estar desnutrido e o encaminhou para a sede do IBAMA, em Uberlândia/MG onde recebeu os cuidados necessários.

O animal e suas características


A suçuarana (Puma concolor) também chamada de puma, cougar, jaguaruna, leão-baio, onça-parda, onça-vermelha e leão-da-montanha, é um mamífero da família felídeos nativo das Américas.

É o segundo felino mais pesado do Novo Mundo, depois da onça-pintada e o quarto mais pesado do mundo, depois do tigre, leão e onça-pintada, embora seja mais frequentemente relacionada aos pequenos felinos, podendo chegar até 100 quilos.

Alguns cientistas consideram a suçuarana e guepardo como parentes próximos. Um hábil predador espreiteiro-emboscador, a suçuarana possui uma variedade de presas. As fontes alimentares primárias incluem cervos, ovelhas, gado doméstico, cavalos, etc.

Prefere habitats com vegetação rasteira densa e áreas rochosas, mas pode viver em áreas abertas.

É um animal recluso e normalmente evita pessoas. Os ataques em seres humanos permanecem raros.

O período de gestação é de 95 dias e ao final da gestação nascem de 02 a 03 filhotes. O período de vida é de 15 anos.

Assessoria de Comunicação Organizacional da 5ª Cia PM Ind MAT

2 comentários:

Unknown disse...

Olá essa onça foi encontrada na fazenda do Adomir, era no começo da noite quando o Ailton a viu e capturou, prendemos ela até a polícia ambiental buscar na manhã seguinte. Ficamos surpresos por encontrar essa onça e apreensivos pois, por se tratar de um filhote talvez a mãe estaria perto. Depoimento de: Clarice Martins

Unknown disse...

Esta onça era um filhote mais era feroz apesar do seu estado!