sexta-feira, 25 de junho de 2010

GAMBÁ É RECOLHIDO EM IBIÁ/MG

Policiais militares do Grupamento de Meio Ambiente de IBIÁ/MG – 5ª Cia PM Ind MAT, atendendo solicitação de uma moradora, efetuaram o recolhimento de um gambá nos fundos de sua residência.

O animal havia se refugiado em cima de uma árvore ali existente para se proteger de cães que o haviam acuado.

Após avaliação por profissional de saúde animal, o gambá foi solto pelos militares em uma reserva de mata nativa.

Curiosidades sobre o Gambá


Gambá (de guámbá, o ventre aberto, a barriga oca por causa da bolsa onde cria os filhos) é o nome popular de um animal típico das Américas. É um dos maiores marsupiais da família dos didelfídeos pertencentes ao gênero Didelphis, que habitam do sul do Canadá à Argentina e são onívoros.

Na natureza têm como principal predador o gato-do-mato (Leopardus spp.), enquanto nas cidades são freqüentemente atropelados por terem a visão ofuscada pelos faróis e por terem pouca mobilidade – exceto nas arvores.

Os gambás são animais com 40 a 50 centímetros de comprimento, sem contar com a cauda que chega a medir 40 cm, com um corpo parecido com o rato, incluindo a cabeça alongada.

Os gambás podem reproduzir-se três vezes durante o ano, dando 10 a 20 filhotes em cada gestação, que dura 12 a 14 dias. O gambá é o ator principal de muitos fatos e ditos populares da cultura brasileira.

Um dos aspectos mais marcantes é o líquido fétido produzido pelas glândulas axilares, utilizado pelo animal como defesa. Na fase do cio, a fêmea costuma exalar este odor para atrair os machos. Outra estratégia para escapar dos perigos é o comportamento de fingir-se de morto até que o atacante desista. O gambá tem especial predileção por sangue, por isso é conhecido como sanguinário.

Assessoria de Comunicação Organizacional da 5ª Cia PM Ind MAT

Um comentário:

Fábia disse...

Parabéns pela atuação! Esse trabalho de resgate e a divulgação ajuda muito na ampliação do conhecimento sobre esse tipo de animal, que muita das vezes e morto.