terça-feira, 28 de dezembro de 2010

AVES E MAMÍFERO SÃO RECOLHIDOS PELA POLÍCIA MILITAR DE MEIO AMBIENTE

Policiais militares pertencentes ao 4º Pelotão de Meio Ambiente - 5ª CIA PM IND MAT – UBERABA/MG atendendo a solicitações, realizaram o recolhimento de animais da fauna silvestre brasileira em dois bairros da cidade.

No bairro Valim de Melo, foram recolhidos 02 tucanos, onde segundo o solicitante os pássaros haviam caído em seu quintal.

Já no bairro Santa Marta os militares recolheram 03 canários da terra, os quais foram entregues voluntariamente pelo proprietário da residência e 01 morcego o qual estava preso em uma claraboiá.

Após serem avaliadas por biólogo que constatou que os animais estavam sem ferimentos, estes foram reintegrados em seu habitat natural.

De acordo com o parágrafo 5º, do artigo 24, do Decreto Federal nº 6.514, de 22 de julho de 2008, que dispõe sobre as infrações e sanções administrativas ao MEIO AMBIENTE, quando a pessoa espontaneamente faz entrega de animais aos órgãos ambientais competentes, não se aplicará nenhum tipo de penalidade.

Morcegos no Brasil

- Os morcegos são espécies silvestres e no Brasil estão protegidos pela Lei de Proteção à Fauna. A sua perseguição, caça ou destruição são consideradas crimes.

- Nos estados de Mato Grosso e Minas Gerais vêm sendo registrados surtos de raiva transmitida por espécies hematófagas. Estes surtos são conseqüência da intensa ação antrópica, que cada vez mais vem tirando os alimentos e destruindo o habitat dessas espécies para a construção de casas e loteamentos. As populações humanas, ao se estabelecerem na rota de migração dessas espécies, acabam sujeitas a contrair a doença, que também afeta o gado.

Importância ecológica e econômica

- Os morcegos são responsáveis por dispersar sementes de árvores e outras plantas à longa distância. Mais de quinhentas pequenas sementes podem ser transportadas por um único morcego a cada noite.

- Auxiliam na reprodução de centenas de espécies de plantas, visitando as flores como fazem de dia os beija-flores e as abelhas e assim transportando o polém de flor em flor.

- Há morcegos que se alimentam de pequenos animais, incluindo roedores e gafanhotos, que tantos prejuízos causam à agricultura.

- São largamente empregados em pesquisas científicas, incluindo a ação de medicamentos que, no futuro, poderão ter aplicação em humanos.

- A saliva do morcego vampiro comum tem forte ação anticoagulante. A sua pesquisa poderá ter aplicações no tratamento de várias doenças vasculares.

- As fezes dos morcegos constituem excelente adubo natural (guano). Foram intensamente exploradas até ao desenvolvimento de adubos industriais.

- Têm sido estudados para aperfeiçoamento de aparelhos de sonar e ultra-som.

- São importantes elos na cadeia alimentar e o seu desaparecimento poderá resultar em desequilíbrio ambiental, causando maiores danos do que os causados pela sua proximidade com o homem.

- Comem traças e com isso ajudam na conservação de livros em bibliotecas.

Assessoria de Comunicação Organizacional da 5ª Cia PM Ind MAT

Nenhum comentário: