quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

LOBO GUARÁ É CAPTURADO NA ZONA RURAL DE CAMPO FLORIDO

Um lobo da espécie GUARÁ foi recolhido pela Polícia Militar de Meio Ambiente na fazenda Santa Rosa, no município de CAMPO FLORIDO/MG.

Segundo o proprietário da fazenda, este notou que algumas galinhas haviam desaparecido da propriedade, motivo pelo qual montou uma armadilha e conseguiu capturar o animal e comunicou à 5ª CIA PM IND MAT – UBERABA/MG. O animal foi recolhido e reintegrado na reserva de Volta Grande, município de Conceição das Alagoas/MG.

Curiosidades sobre o Lobo-Guará

O lobo guará é o maior canídeo mamífero nativo da América do Sul. Tem seus filhotes somente no mês de junho e, quando eles nascem, a fêmea não sai da toca e é alimentada pelo macho. Esse mamífero tem um sentido muito grande de família. Os filhotes nascem pretos, com a ponta da cauda branca e, geralmente, são apenas dois por gestação.

Características: Mede até 1,45 m e pesa em torna de 23 kilogramas. Até os 3 meses tem pelo marrom-escuro quase negro, com as pontas das orelhas e da cauda brancas. Após essa idade sua pelagem muda para castanho-avermelhado, pernas e dorso tornam-se pretos e a ponta da cauda permanece esbranquiçada.

Gestação: 63 a 65 dias.

Alimentação: pequenos mamíferos e aves, frutas.

Curiosidades: É tímido e arredio. Não ataca o homem, somente rosna quando acuado. É o maior e considerado o mais belo canídeo brasileiro.

Alerta: Devido à caça predatória e à destruição de seu habitat, este animal está ameaçado de extinção.

Habitat: Campo

Período de vida: Aproximadamente 13 anos. É tímido e arredio. Não ataca o homem, somete rosna quando acuado.É o maio e considerado o mais belo canídeo brasileiro.


Assessoria de Comunicação Organizacional da 5ª Cia PM Ind MAT

Nenhum comentário: