segunda-feira, 18 de abril de 2011

5ª CIA PM IND MAT RECEBE PROFISSIONAIS DE COMABATE À DENGUE

Uma equipe de controle de Zooonoses da Secretaria Municipal de Saúde esteve presente na sede da 5ª CIA PM IND MATUBERABA/MG, com vistas ao combate à dengue.

Os agentes percorreram as dependências da Unidade, porém nenhum foco do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue foi constatado.

A Unidade compõe a Comissão Permanente dePrevenção à Dengue, instituída pelo Comando Geral da PMMG, cujo objetivo é o controle do foco nas dependências das Unidades de Polícia Militar, identificando e eliminando os criadouros do mosquito.

O Aedes aegypti, foi introduzido na América do Sul através de barcos (navios negreiros) provenientes da África, no período colonial, junto com os escravos. Houve casos em que os barcos ficaram com a tripulação tão reduzida que passaram a vagar pelos mares, constituindo os "navios-fantasmas”.


É uma doença infecciosa causada por um arbovírus e ocorre principalmente em áreas tropicais e subtropicais do mundo, inclusive no Brasil. As epidemias geralmente ocorrem no verão, durante ou imediatamente após períodos chuvosos.

A prevenção é a única arma contra a doença. Neste sentido, a melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito.


Meio Ambiente preservado e Trânsito seguro, um compromisso com a VIDA !


Nenhum comentário: