quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

LOBO-GUARÁ É RECOLHIDO EM IBIÁ-MG


Em Ibiá/MG, policiais militares pertencentes ao 2º Grupamento de Meio Ambiente - 5ª CIA PM IND MAT, atendendo a solicitação, deslocaram até a uma fazenda daquele município, pois segundo informações haveria um Lobo Guará, que estaria preso em um galinheiro.

Acompanhados de um médico veterinário, os militares fizeram o recolhimento do mamífero da fauna silvestre brasileira, e depois de constatado estar saudável, o animal foi encaminhado até uma área de quarentena da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração, na cidade de Araxá/MG.

Curiosidades sobre o Lobo-Guará

O lobo guará é o maior canídeo mamífero nativo da América do Sul. Tem seus filhotes somente no mês de junho e, quando eles nascem, a fêmea não sai da toca e é alimentada pelo macho. Esse mamífero tem um sentido muito grande de família. Os filhotes nascem pretos, com a ponta da cauda branca e, geralmente, são apenas dois por gestação.

Características:

Mede até 1,45 m e pesa em torno de 23 quilogramas. Até os 3 meses tem pelo marrom-escuro quase negro, com as pontas das orelhas e da cauda brancas. Após essa idade sua pelagem muda para castanho-avermelhado, pernas e dorso tornam-se pretos e a ponta da cauda permanece esbranquiçada.

Gestação: 63 a 65 dias.

Alimentação: pequenos mamíferos e aves, frutas.

Período de vida: Aproximadamente 13 anos.

Alerta: Devido à caça predatória e à destruição de seu habitat, este animal está ameaçado de extinção.

Habitat: Campo

Curiosidades: É tímido e arredio. Não ataca o homem, somente rosna quando acuado. É o maior e considerado o mais belo canídeo brasileiro.

Nenhum comentário: