segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Polícia Militar de Meio Ambiente intensifica fiscalização no período de reprodução de psitacídeos



Militares integrantes do 5º Pelotão de Meio Ambiente de Araxá realizaram a prisão de uma moradora no município de Perdizes em razão da mesma estar capturando filhotes de papagaios.

Após denúncia e de posse de um mandado de busca e apreensão foram encontrados no interior da residência da mesma 04 (quatro) filhotes de papagaios, ainda sem penas e com aproximadamente 10 dias de vida, necessitando de cuidados especiais.

A moradora foi presa em flagrante delito e encaminhada para a Delegacia de Polícia Civil de Perdizes/MG. Os filhotes foram entregues no zoológico da empresa CBMM de Araxá, para cuidados específicos tendo em vista a fragilidade das aves.

Desde modo a Polícia de Meio Ambiente continuará empreendendo esforços e intensificando as fiscalizações para garantir a reprodução destas aves símbolo do Brasil.

Conheça um pouco mais sobre os psitacídeos:

Reprodução: Costuma reproduzir em buracos de rochas erodidas ou em barrancos. Os filhotes permanecem no ninho por cerca de 2 meses. O período de reprodução começa no mês de setembro.

Hábitos: Vive na mata úmida ou seca, próximo a rios e cerradões.Macho e fêmea voam tão juntos um do outro que o casal parece ser uma grande e fabulosa ave de quatro asas, o que se observa inclusive quando estão em bando.A melhor defesa que possui é ficar imóvel e calado.É frequentemente "canhoto", razão pela qual o pé esquerdo é melhor desenvolvido.Boceja ocasionalmente.Para dormir reúne-se em bandos.

Distribuição Geográfica:Presente em todo o interior do Brasil e ausente nas áreas litorâneas.É encontrado também na Bolívia, Paraguai e Argentina.


Assessoria de Comunicação Organizacional da 5ª Cia PM Ind MAT

Nenhum comentário: