quarta-feira, 14 de outubro de 2009

5ª CIA PM IND MAT FAZ RECOLHIMENTO DE SUCURI



Atendendo a solicitação, militares pertencentes ao Grupamento de Meio Ambiente de Planura-MG/5ª Cia PM Ind MAT, compareceram na "Fazenda Douradinho" no município de Frutal/MG, onde seu proprietário relatou que estava ocorrendo o desaparecimento de várias galinhas do quintal e que o fato se dava por conta de uma cobra "sucuri" .

De posse das informações, os militares localizaram a sucuri, sendo constatado que é da espécie Eunectes murinus, medindo aproximadamente 06 (seis) metros de comprimento.

A mesma foi recolhida e após avaliada por um biólogo, foi levada para a reserva natural da Usina Hidrelétrica de Furnas - Porto Colômbia, na cidade de Planura/MG, onde foi solta.

Conheça um pouco mais sobre a Sucuri

A sucuri, também conhecida como anaconda, é uma cobra sul-americana da família Boidae, pertencente ao gênero Eunectes. Tem a fama de ser uma cobra enorme e perigosa, podendo atingir até 11,6 metros de comprimento e pesar acima de 250 kg.

Existem quatro espécies, das quais, as três primeiras ocorrem no Brasil:

- Eunectes notaeus, a sucuri-amarela, menor e endêmica da zona do pantanal;

- Eunectes murinus, a sucuri-verde, maior e mais conhecida, ocorrendo em áreas alagadas da região do cerrado e da amazônia, sendo que, neste último bioma, os animais costumam alcançar tamanhos maiores;

- Eunectes deschauenseei, a sucuri-malhada, endêmica da Ilha de Marajó;

- Eunectes beniensis, a sucuri-da-bolívia.

São ainda conhecidas como arigbóia, boiaçu, boiçu, boiguaçu, boioçu, boitiapóia, boiuçu, boiuna, sucuriju, sucurijuba, sucuriú, sucuruju, sucurujuba e viborão.

Assessoria de Comunicação Organizacional da 5ª Cia PM Ind MAT

Nenhum comentário: