segunda-feira, 9 de novembro de 2009

PM INTENSIFICA FISCALIZAÇÃO NO PERÍODO DA PIRACEMA



Foi desencadeada pela 5ª Cia PM Ind MAT no período de 04 a 07 de novembro de 2009 a Operação denominada “Setorial de Pesca Nova Ponte II” que teve como objetivo intensificar a Fiscalização no período da Piracema 2009/2010, bem como informar aos pescadores as diretrizes do Estado para o período de defeso (01/11/2009 a 28/02/2010), visando prevenir possíveis irregularidades cometidas por pescadores, bem como reprimir infrações e crimes ambientais ligados a pesca.

A operação foi realizada através de fiscalizações embarcadas e terrestres no lago da UHE de Nova Ponte, Rio Quebra Anzol e Araguari e seus afluentes, além de fiscalizações em estradas vicinais e em pontos de pesca.

A operação contou com a participação de 12 policiais militares de Meio Ambiente pertencentes a 5ª Cia PM Ind MAT e 01 técnico do Instituto Estadual de Florestas-IEF.

As principais irregularidades encontradas foram a pesca em local proibido (a pesca está proibida no rio quebra anzol e todos os seus afluentes), pindas e redes armadas (pesca com pindas e redes é proibida no reservatório da UHE de Nova Ponte e no rio quebra anzol, mesmo fora do período da piracema).

As fiscalizações continuam de forma preventiva durante todo o período da piracema (em todo o Estado), sendo realizadas também fiscalizações em rodovias e em comércios de pescado, bares e similares.


Resultados da operação:

Pescadores amadores fiscalizados: 78

Embarcações fiscalizadas: 01

Veículos Fiscalizados: 45

Ranchos e acampamentos vistoriados: 01

Molinetes apreendidos: 15

Carretilhas apreendidas: 01

Caniços apreendidos: 02

Pindas apreendidas: 22

João Bobo apreendidos: 04

Redes apreendidas (metro linear): 100 metros

Boletins de Ocorrências registrados-BO: 01

Boletins de Ocorrências Simplificado registrados-BOS: 35

Autos de infração de pesca lavrados: 01

Assessoria de Comunicação Organizacional da 5ª Cia PM Ind MAT

Nenhum comentário: