quinta-feira, 12 de novembro de 2009

POLÍCIA MILITAR AMBIENTAL RECOLHE FILHOTES DE ONÇA PARDA



Militares pertencentes ao 6º Pelotão PM Mamb/5ª Cia PM Ind MAT em Frutal/MG, efetuaram o recolhimento de 02 filhotes de onça parda na fazenda São José do Bebedouro, no município de Frutal-MG.

Conheça um pouco mais sobre a Onça Parda

Os animais apresentavam pequenas queimaduras e estão sendo tratados por um médico veterinário em Frutal/MG e serão, posteriormente, encaminhados para o Escritório Regional do IBAMA no Triângulo Mineiro.

A majestosa onça-parda, ou suçuarana (Nome científico: Puma concolor) é o segundo maiorfelídeo neotropical, menor apenas que a onça-pintada. Chega a atingir mais de 01 (um) metro de comprimento (fora a cauda) e de 61 a 63 centímetros de altura. Seu peso pode atingir mais de 80 kg. O pelo é em geral bege-rosado, mas também pode ser cinza ou marrom. Pode viver até 20 anos em cativeiro.

Seu corpo, pescoço e cauda são longos e a cabeça e orelhas são pequenas. Os membros inferiores e posteriores são muito fortes e as patas almofadadas, o que a torna extremamente ágil, além de silenciosa. A onça-parda pode saltar para o chão de até 15 (quinze) metros de altura, ou até 6 (seis) metros de extensão. Essas características, aliadas a poderosas garras, fazem da onça-parda uma exímia caçadora.

Pode ser encontrada em todo o continente americano, nas montanhas, florestas tropicais e cerrados.

A onça-parda caça a qualquer hora do dia, quando a fome aperta, mas parece que prefere o crepúsculo. É exclusivamente carnívora, e sua dieta inclui vários pequenos animais, como as lebres, mas também outros maiores, como os veados.

O cio da onças-pardas dura de 3 a 4 dias, com intervalos de 23 dias, e a gestação vai de 90 a 96 dias, nascendo de 1 a 6 filhotes, que pesam de 200 a 400 gramas cada. Na América do Sul os nascimentos acontecem entre fevereiro e junho.

As fêmeas atingem maturidade sexual depois de 30 meses e os machos aos 36 meses.

Como a maioria dos felídeos, a onça-parda infelizmente também está sob séria ameaça de extinção, tanto pela redução de seu habitat quanto pela caça

Assessoria de Comunicação Organizacional da 5ª Cia PM Ind MAT


Nenhum comentário: