quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

DICAS PARA DIRIGIR EM DIAS DE CHUVA



Ao dirigir com chuva, siga em velocidade reduzida em pelo menos 20% da média do fluxo da via em situações de tempo bom. Se a chuva começar durante seu trajeto, desacelere com calma seu veículo, mantendo uma distância equivalente ao tamanho de três carros iguais ao que conduz, entre você e o veículo que está a sua frente, para que tenha espaço suficiente.

A velocidade moderada também evita a aquaplanagem. Esse fenômeno ocorre devido ao acúmulo de água sobre a pista, agravado pela velocidade que impede que os sulcos dos pneus consigam expulsá-la para os lados, formando-se uma película entre a roda e o asfalto, fazendo com que o pneu perca, momentaneamente, o contato com o piso, provocando o descontrole do veículo.

Pneus lisos ou com "meia-vida" tendem a aumentar os efeitos da aquaplanagem, devido sua ineficiência pela quase ausência dos sulcos .
Tenha sempre à mão um pano ou flanela limpos para desembaçar o pára-brisa. Evite passar a mão, que pode engordurar o vidro e piorar o problema. Se o veículo possui sistema de aquecimento de ar, use o frio quando houver iminência de embaçamento e o quente se o vidro estiver totalmente embaçado. Há também no mercado diversos produtos antiembaçantes, que podem ser usados.

O excesso de chuva produz vários buracos na pista, que podem causar o descontrole do veículo, ou danificá-lo severamente. Ao identificar um buraco, diminua a velocidade sem freiar bruscamente e, ao passar por ele, solte o freio. Se passar pelo obstáculo com o freio acionado, a suspensão estará próxima do seu curso máximo e não auxiliará muito os pneus a absorverem o impacto, agravando o dano e os riscos. Procure também não fazer manobras rápidas para desviar, pois o risco de derrapagem é grande.

Mantenha o farol baixo aceso, mesmo durante o dia. Na condução de um veículo não basta ver bem. É imprescindível ser visto pelos demais usuários.

Assessoria de Comunicação Organizacional da 5ª Cia PM Ind MAT

Um comentário:

Márcia Pontes disse...

Este blog é um achado para os motoristas defensivos.
Contem com o blog APRENDENDO A DIRIGIR: Dicas, macetes, direção defensiva para fortalecer ações defensivas para o trânsito e a divulgação.