sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

BALANÇO PARCIAL DAS OPERAÇÕES DESENCADEADAS PELA 5ª CIA PM IND MAT NO PERÍODO DA PIRACEMA 2009/2010


No período da PIRACEMA que ocorre entre 1º de novembro e 28 de fevereiro, várias atividades de pesca sofrem restrições, pois é época em que os peixes sobem para as cabeceiras dos rios para se reproduzirem e os pescadores têm de observar rigorosamente as restrições para a atividade.

A palavra PIRACEMA é de origem tupi e significa "subida do peixe". Refere-se ao período em que os peixes buscam os locais mais adequados para desova e alimentação. O fenômeno acontece todos os anos, coincidindo com o início do período das chuvas, entre os meses de novembro e fevereiro. Ao fim desta época, as lagoas existentes às margens dos rios perdem contato com o curso dágua e as ovas ficam detidas. Nesses locais, as chances de sobrevivência dos alevinos (filhotes) são maiores, pois as águas são ricas em alimentos. Com as novas chuvas, as lagoas voltam a se conectar ao rio.

O estado de Minas Gerais abriga 354 espécies de peixes, o que representa quase 12% do total encontrado no Brasil. A bacia do São Francisco apresenta o maior número de espécies (173), seguida das bacias do Paranaíba (103) e do Grande (88).

A 5ª CIA PM IND MAT, com jurisdição em 30 municípios localizados na parte sul do Triângulo Mineiro, continuará desencadeando várias operações, visando combater a pesca praticada em desacordo com o que estabelece a legislação de pesca (Portaria 197/09-IEF).


OPERAÇÕES REALIZADAS EM NOVEMBRO E DEZEMBRO DE 2009


Locais: Bacias Hidrográficas dos rios Grande e Paranaíba

Reservatórios UHE: Estreito, Jaguara, Volta Grande, Porto Colômbia, Marimbondo, Água Vermelha e Ilha Solteira.

Rios e ribeirões fiscalizados: Grande, Paranaíba, Quebra Anzol, Prata, Tijuco, Capivara, Araguari, Claro, Inferno, Misericórdia, Estiva, Galheiro, Uberaba, Buriti, São Francisco, Moeda, Verde, Inhumas, São Domingos, Bonito, Mutuca, São Domingos e Arantes.

Municípios: Uberaba, Araxá, Frutal, Itapagipe, Comendador Gomes, Planura, Pirajuba, Ibiá, Campos Altos, Pratinha, Santa Rosa da Serra, Nova Ponte, Pedrinópolis, Santa Juliana, Sacramento, Conquista, Campina Verde, Fronteira, Delta, Fronteira, Água Comprida, Conceição das Alagoas, Tapira, Perdizes, Iturama, Carneirinho, Limeira do Oeste, União de Minas e Campo Florido.


Operações desencadeadas: 108

Estabelecimentos comerciais fiscalizados:146

Pescadores amadores fiscalizados: 798

Pescadores profissionais fiscalizados: 85

Pescados apreendidos: 372,55 Kg

Embarcações fiscalizadas: 57

Embarcações apreendidas: 04

Veículos fiscalizados: 2.601

Ranchos e acampamentos vistoriados: 64

Pindas apreendidas: 49

Espinhéis apreendidos: 02

Tarrafas apreendidas: 03

Arbalete (espingarda de mergulho) apreendidos: 02

Redes apreendidas: 6.053 metros lineares

Caniço/Molinete apreendidos: 40

Boletins de Ocorrências registrados: 203

Boletins de Ocorrências Simplificados registrados: 880

Prisões efetuadas: 15

Autos de Infrações lavrados: 58


Assessoria de Comunicação Organizacional da 5ª Cia PM Ind MAT


Nenhum comentário: