segunda-feira, 29 de março de 2010

POLÍCIA MILITAR DE MEIO AMBIENTE RESGATA LOBOS-GUARÁ



Após solicitação, militares da 5ª Cia PM Ind MAT compareceram na Fazenda Agropecuária Santa Vitória, distante 50 Km de UBERABA/MG, onde (02) dois lobos-guará haviam caído em uma tubulação, local onde está sendo construído um tanque de armazenamento de subprodutos da cana de açúcar (vinhaça).

Somente após oito horas de trabalho foi que os militares, auxiliados por responsáveis pela construção e um médico veterinário da FAZU – Faculdades Associadas de Uberaba/MG, que conseguiram resgatar os animais, os quais após avaliados, foram soltos no habitat.

SAIBA UM POUCO MAIS SOBRE O LOBO-GUARÁ

O lobo-guará ou guará (Chrysocyon brachyurus) é o maior canídeo nativo da América do Sul. A sua distribuição geográfica estende-se pelo sul do Brasil, Paraguai, Peru e Bolívia a leste dos Andes, estando extinto no Uruguai e talvez na Argentina, e é considerado uma espécie ameaçada.

O Brasil abriga o maior número deste tipo de animal; dos cerca de 25.000 indivíduos da espécie, cerca de 22.000 estão em território brasileiro. Os biomas de sua ocorrência no Brasil são: Cerrado, Pantanal, Campos do Sul, parte da Caatinga e Mata Atlântica.

A espécie não está diretamente ligada a nenhum outro gênero de canídeos e aparentemente é uma relíquia da fauna plistocênica da América do Sul, que desapareceu na maioria após a formação do Istmo do Panamá.

O lobo-guará mede cerca de 1 metro e 30 no ombro e pesa entre 20 e 25 Kg. A sua pelagem característica é avermelhada por todo o corpo, exceto no pescoço, lombo, patas e ponta da cauda que são de cor preta, podendo na ponta da cauda, das orelhas e do papo ser da cor branca.

Ao contrário dos lobos, esta espécie não forma alcatéia e tem hábitos solitários, juntando-se apenas em casais durante a época de reprodução.

O lobo-guará caça preferencialmente de noite e ataca pequenos mamíferos roedores e aves, mas a sua dieta tem uma forte componente onívora. Estes animais são bastante dependentes da lobeira (Solanum lycocarpum) e estabelecem com esta planta uma relação simbiótica: sem os frutos da lobeira o lobo-guará morre de complicações renais causadas por nemátodos, e em contrapartida tem um papel fundamental na dispersão das sementes desta planta.

Assessoria de Comunicação Organizacional da 5ª Cia PM Ind MAT

Nenhum comentário: