terça-feira, 27 de abril de 2010

POLÍCIA MILITAR RECOLHE TAMANDUÁ- MIRIM

Policiais militares do 4º Pelotão de Meio Ambiente / 5ª Cia PM Ind MAT-UBERABA-MG, atendendo solicitação se dirigiram até uma pequena propriedade rural na divisa com o perímetro urbano onde recolheram um TAMANDUÁ-MIRIM, animal da fauna silvestre ainda não ameaçado de extinção pelo IBAMA, porém há que se cuidar das matas e do cerrado para que continue assim.

O animal, que carregava em seu dorso um filhote, foi encaminhado pelos militares para avaliação por médico veterinário, sendo posteriormente reintegrado em seu habitat.

Características do Tamanduá-Mirim

O Tamanduá-mirim (nome científico: Tamandua tetradactyla) é um mamífero xenartro da família Myrmecophagidae, sendo encontrado da Venezuela ao sul do Brasil. Possui cabeça, pernas e parte anterior do dorso de coloração amarelada, restante do corpo negro, formando uma espécie de colete, cauda longa e preênsil e patas anteriores com quatro grandes garras.

Tem hábitos preferencialmente noturnos, mas também costuma sair em busca de alimento durante o crepúsculo. Mamífero, prefere alimentar-se de insetos, sendo a formiga e o cupim seus preferidos. Utiliza as fortes garras para fazer um buraco no cupinzeiro e com a língua captura os insetos.

Esta espécie encontra-se ameaçada pela ação predatória dos homens, pela redução das florestas, pelas queimadas que eliminam sua fonte de alimento, pelos atropelamentos em rodovias que cruzam seu habitat natural e pelo ataque de cães domésticos.

Assessoria de Comunicação Organizacional da 5ª Cia PM Ind MAT

Um comentário:

silvia de uberaba disse...

que lindo e esse trabalho de vcs militeres ,nossos animaizinhos presisam da proteçao de vcs ;parabens a todos que deus a protja sempre