quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

POLÍCIA MILITAR DE MEIO AMBIENTE EFETUA SOLTURA DE SUCURI

Policiais Militares pertencentes ao 6º Pelotão de Meio Ambiente em FRUTAL/MG - 5ª CIA PM IND MAT, deslocaram até a cidade de FRONTEIRA/MG e auxiliados por militares daquela cidade fizeram o recolhimento de uma cobra SUCURI medindo aproximadamente 4,5 metros de comprimento a qual se encontrava numa chácara localizada no perímetro urbano.

A cobra após ser avaliada por veterinário, foi solta em seu habitat natural na reserva florestal da Usina Hidrelétrica de Porto Colômbia, no município de Fronteira.

CONHEÇA MAIS SOBRE A SUCURI

A sucuri (Eunectes murinus) é uma serpente que pertence à Ordem Squamatam, da Família Boidae. São originais da América do Sul. Existem quatro espécies de sucuri, sendo que destas, três habitam rios, lagoas e alagados brasileiros. A sucuri tem hábitos semi–aquáticos.

Essa cobra não-peçonhenta é a segunda ma
ior serpente do mundo, podendo chegar aos 10 metros de comprimento (fêmea), perdendo em tamanho apenas para a Píton, que vive na Ásia. Já o macho da sucuri atinge no máximo 4,5 metros. Têm hábitos crepusculares e noturnos.

As sucuris alimentam-se de capivaras, peixes, aves, felinos, veados, bezerros e até jacarés também fazem parte de seu cardápio. Para capturar sua presa, a sucuri costuma ficar a espreita nas margens de rios, lagos ou pântanos. Quando uma vítima se aproxima da margem, normalmente para beber água, a sucuri ataca, geralmente na região do pescoço. Em seguida, envolve o corpo da vítima e a aperta, matando-a por constrição. A presa pode ainda morrer afogada, puxada para o fundo do rio, lago ou pântano.

Vivípara, a sucuri gesta seus filhotes por aproximadamente 240 dias, sendo que, geralmente, têm de 20 a 30 filhotes por cria, que nascem no começo da estação das chuvas. Como as pequenas serpentes são vítimas de diversos predadores

, poucas sobrevivem e chegam à idade adulta. Seus predadores são onças-pintadas, jacarés maiores do que ela e as piranhas (somente quando a sucuri apresenta ferimentos). Contudo, o maior predador das sucuris são os homens, seja por medo da serpente, seja por interesse comercial. A pele da sucuri é muito valorizada, inclusive no exterior.

As quatro espécies de sucuri são as seguintes:

- Sucuri-amarela (Eunectes notaeus) – encontrada no Pantanal.
- Sucuri-verde (Eunectes murinus) – vive na amazônia, e em alagados na região do cerrado.
- Sucuri-malhada (Eunectes deschauenseei) – vive na Ilha de Marajó.
- Sucuri-da-Bolívia (Eunectes beniensis) – encontrada na Bolívia.

Asesoria de Comunicação Organizacional da 5ª CIA PM IND MAT

Um comentário:

Unknown disse...

Estes são os heróis da natureza são muito importantes para ajudar a natureza retornando animais aos seus habitastes nunca desistam da sua importantíssima profissão! Parabéns!