sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

03 PESSOAS SÃO PRESAS POR TRANSPORTE IRREGULAR DE PÁSSAROS

Durante fiscalização noturna na rodovia MGT-427, no município de UBERABA/MG, policiais militares pertencentes ao 1º Pelotão Rodoviário - 5ª Cia PM IND MAT, abordaram dois ônibus com placas de São Paulo/SP.




Os motoristas relataram aos militares que transitavam do município de PRINCESA ISABEL/PE, com destino a NOVO HORIZONTE/SP e foram fretados para conduzirem trabalhadores para o corte de cana, porém não apresentaram documentação que licenciava os veículos para o transporte interestadual de passageiros.


Ao efetuar buscas, foi encontrada no interior de um dos ônibus, uma caixa de papelão, contendo em seu interior uma bolsa, a qual acondicionava um alçapão com 03 (três) pássaros conhecidos como "GALO-DE-CAMPINA".

No outro ônibus foram encontrados 02 pássaros da mesma espécie, dentro de uma gaiola, escondida numa bolsa escolar. Dando continuidade às buscas, ainda foi localizado 01 alçapão contendo 02 pássaros mortos, sendo 01 da espécie conhecida como “AZULÃO”.


Três passageiros se identificaram como donos dos pássaros, motivo pelo qual foi dada voz de prisão em flagrante aos mesmos e encaminhados para a Polícia Civil.



Em razão da falta de documentação para transporte interestadual de passageiros, os ônibus foram autuados e liberados para prosseguimento da viagem.

Os pássaros foram encaminhados para a sede da 5ª CIA PM IND MAT para posteriores providencias.


CURIOSIDADE SOBRE O GALO-DA-CAMPINA


Peso:
Cerca de 25g
Tamanho:
17,2 cm
Expectativa de vida:
Aproximadamente 20 anos

Hábitos: Ambos os sexos cantam sonora e monotonamente, entoando cerca de 12 assobios consecutivos fortes e monossilábicos.

Alimentação: Mistura de sementes (para curió ou bicudo), farinhada seca com insetos e farinhada úmida com ovos. Frutas e verduras: jiló, maçã, milho-verde, banana, catalonia, em pequenas quantidades para que sejam consumidas no mesmo dia.

Reprodução: Reproduz de setembro a março, pode-se utilizar a poligamia ou casais perfeitos. A fêmea está pronta para reproduzir quando começa a voar muito e fazer o ninho. Nesta época chega a cantar parecido com o macho, utilizando raízes e saco de aninhagem como material de nidificação. O macho, por sua vez, nesta mesma época canta muito e muito alto, se tornando agressivo e fogoso. A postura é de 2 a 4 ovos sendo o período de incubação de 13 dias. Os filhotes saem do ninho aos 15 dias e alimentam-se sozinhos por volta de 45 dias.

Distribuição Geográfica: Ocorre no Nordeste do Brasil, do sul do Maranhão ao interior de Pernambuco e Bahia.

Descrição: Plumagem da cabeça vermelha, curta e ereta aparentando ser uma pelúcia, sobretudo na nuca do macho. Partes superiores cinzentas exceto o dorso anterior que é composto de penas negras no ápice e brancas na base, o que dá ao conjunto um aspecto escamoso de negro e branco. É uma das espécies que mais pesado tributo paga ao comércio ilegal de aves silvestres.

Assessoria de Comunicação Organizacional da 5ª Cia PM Ind MAT

Nenhum comentário: