segunda-feira, 11 de abril de 2011

JIBÓIA É RECOLHIDA EM RESIDÊNCIA

Policiais militares pertencentes ao 7º Pelotão de Meio Ambiente e Trânsito – ITURAMA/MG - 5ª CIA PM IND MAT, após solicitação, compareceram em uma residência no bairro São Miguel, onde segundo o morador, havia uma cobra no quintal da casa.



No local os militares identificaram o réptil como sendo uma JIBÓIA, aparentemente adulta e, segundo informações já havia alimentado de pequenas aves.



Após constatar que a mesma não estava ferida, os militares a soltaram no local denominado Goiabeira, nas margens do rio Bonito.



CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE A JIBÓIA


A jibóia é a mais conhecida das serpentes da família Boidae, que inclui as maiores cobras do mundo. A jibóia, que chega até 4 metros de comprimento, utiliza de seu grande corpo e enorme força para matar suas presas, em geral aves, mamíferos de médio e pequeno porte e outros répteis através de um processo chamado de constrição.

A constrição é o chamado “abraço de cobra”, e deu o nome científico a esta espécie (Boa constrictor). Quando pega uma presa, a jibóia se enrola nela e aperta firmemente, até que sente, com o corpo, que a respiração e os batimentos cardíacos da presa cessaram. Então, abre a boca e engole a presa inteira, pois as cobras não possuem dentes para mastigar seu alimento.

É muito rápida, e consegue pegar até mesmo morcegos em pleno vôo na entrada das cavernas onde eles moram.

Não é verdade que com o “abraço” a cobra tenta quebrar os ossos da vítima, embora alguns mais fracos possam se partir com a pressão. Também não é verdade que ela envenene ou marque a pele das pessoas com o bafo. Na verdade, quando assustadas, elas emitem um som agudo para tentar desestimular algum predador de aproximar.

A jibóia é uma serpente de índole muito calma, e por muito tempo foi vendida como animal de estimação. Porém, como cresce muito, torna-se difícil de ser mantida corretamente em cativeiro sem cuidados especiais, e muita gente acaba matando a pobre serpente por falta de cuidados.

Apenas criadores legalizados e com registro do IBAMA podem comercializar estes animais, que são vendidos com garantia de procedência, nota fiscal e com um microchip eletrônico que permite que qualquer um saiba o número de registro do animal, e não o confunda com um animal capturado na natureza.

Habita matas, cerrados e caatingas. Seu hábito alimentar é carnívoro; produz de 8 a 49 filhotes por ninhada, após gestação de 127 a 249 dias e possui período de vida de aproximadamente 20 anos.


Meio Ambiente preservado e Trânsito seguro, um compromisso com a VIDA !

Nenhum comentário: