sexta-feira, 21 de outubro de 2011

ANIMAIS SÃO RECOLHIDOS EM RESIDÊNCIAS

Em Ibiá/MG, policiais militares pertencentes ao 2º Grupamento de Meio Ambiente - 5ª CIA PM IND MAT, atendendo a solicitações, realizaram o recolhimento de um réptil e um mamífero da fauna silvestre brasileira, nos municípios de Ibiá e Campos Altos.

Em Ibiá, foi recolhido um lagarto Teiú que se encontrava na garagem de uma residência onde estava agressivo, atacando inclusive os cães existentes na casa,e, já em Campos Altos, em outra residência, foi recolhido um mamífero da espécie Quati.

Os animais depois de avaliados por um médico veterinário e constatado que estavam em condições, foram reintegrados em seu habitat natural.

CONHECENDO SUAS CARACTERÍSTICAS

Teiú

É um lagarto da família dos Teídeos, conhecido, sobretudo por sua agressividade e voracidade. Se molestado, primeiro tenta fugir, mas, sendo impossível, defende-se desferindo golpes violentos com a cauda. Vive em regiões florestadas, campos de vegetação alta e campos cultivados. Atinge até 1,5 m de comprimento, o que torna o maior lagarto do Brasil. Alimenta-se de pequenos mamíferos, pássaros e seus ovos, répteis, anfíbios, insetos, vermes e crustáceos. Também não rejeita frutas suculentas, folhas e flores. É conhecido como ladrão de galinheiros, pois ataca as galinhas e chupa seus ovos com extrema avidez.

Quati

É um mamífero relacionado com o guaxinim, mas esta espécie caracteriza-se por possuir um focinho comprido, algo semelhante a um porco, e garras de urso. A sua pelagem é castanha clara ou negra, com o ventre mais claro, e freqüentemente anéis brancos na cauda. A sua cabeça é delgada, com um longo nariz, orelhas pequenas, patas negras e cauda longa não preênsil usada para se equilibrar e fazer sinais. Tem membros fortes para subir às árvores e para escavar e é considerado inteligente. O seu habitat é muito variado, desde as florestas tropicais às pradarias de erva, do nível do mar até à alta montanha.

Alimentam-se à base de insectos que procuram no solo, entre ramos, folhas mortas e erva; comem também frutos e pequenos vertebrados.

Nenhum comentário: