sexta-feira, 21 de outubro de 2011

FILHOTE DE FELINO AMEAÇADO DE EXTINÇÃO É RECOLHIDO EM ARAXÁ/MG.

Policiais militares pertecentes ao Pelotão Meio Ambiente e Trânsito –5ª Cia PM Ind MAT,recolheram 01 filhote de Jaguarundi (Puma Yagouaroundi, SAINT – HILARE, 1803) conhecido como Gato- Mourisco que estava entre a palhada de um canavial, na zona rural de Araxá.


O felino estava com a pata traseira machucada e foi encaminhado para o Criadouro Científico da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração – CBMM para os devidos cuidados.

Conheça mais sobre a espécie Jaguarundi:


Nome comum: Jaguarundi, gato-mourisco (português), Jaguarundi (inglês);

História Natural: crepuscular (maioritariamente), terrestre, solitário;

Ambiente: cerrado, caatinga, pantanal, mas principalmente florestas tropicais e subtropicais (inclusive matas de galeria).

Dieta: Carnívora (alimentam-se principalmente pequenos vertebrados: roedores e aves).

Distribuição geográfica: do sul do Texas até a Patagônia na Argentina (exceto Andes). No Brasil ocorre em todas as regiões, à exceção do sul do Rio Grande do Sul.

Reprodução: o período de gestação é de 72 a 75 dias, com número médio de dois filhotes (1-4).

Características: É uma espécie de porte médio com comprimento variando de 49 a 77cm (média 63cm), a cauda é longa de 28 a 59cm (média 42cm) e peso em torno de 5,2kg (3-7kg). O corpo é alongado, com cabeça pequena, alongada e achatada, orelhas pequenas e bem arredondadas. As pernas são relativamente curtas em relação ao corpo. A coloração é uniforme, podendo apresentar uma aparência tordilha, variando desde o marrom-pardacento (mais comum) ao amarelo.

Nenhum comentário: