sexta-feira, 13 de março de 2009

OPERAÇÃO BACIA DO PARANÁ

A 5ª Cia PM Ind MAT desencadeou no período de 02Mar09 a 06Mar09, em toda a sua circunscrição, a Operação denominada “Bacia do Paraná”, considerando que referida bacia é rica em peixes migratórios como dourados, corimbas, piaparas, surubins, mandis e outros, que durante o período da piracema o apelo pela conservação da espécie é tão grande que os peixes se descuidam em suas estratégias de proteção. Exaustos pelo esforço de nadar contra a correnteza, se tornam presas fáceis. O objetivo da Operação foi intensificar a fiscalização do setor pesqueiro, tendo como finalidade combater a pesca ilegal e predatória no período pós piracema.
Foram realizadas operações aquáticas nas represas de Porto Colômbia (Planura/MG), Nova Ponte, Marimbondo e Água Vermelha com sede no município de Itapagipe, privilegiando os Rios Grande e Paranaíba (município de Carneirinho/MG).
Um dos fatores que contribuiu para o êxito da Operação foi a “falsa impressão dos infratores da pesca ictiológica” de que com o fim da Piracema cessariam ou diminuiriam as fiscalizações do Policiamento Ambiental.

Os resultados obtidos foram altamente positivos, sendo os seguintes:


- Multas aplicadas pelo SISEMA _________R$29.752,50
- Termos de apreensões lavrados ________35
- Redes apreendidas __________________23.370 metros lineares
- Caniço/molinetes apreendidos __________41
-Pescados apreendidos e doados_________677 Kg
- Armas de fogo apreendidas_____________ 01
- Cartuchos apreendidos________________ 11 cal 22
- Infratores presos/apreendidos___________ 01
- Pescadores amadores fiscalizados_______ 289
- Pescadores profissionais fiscalizados_____ 116
- Espoletas apreendidas ________________ 107
- Anzóis apreendidos___________________ 130

Assessoria de Comunicação Organizacional da 5ª Cia PM Ind MAT

Um comentário:

Unknown disse...

Parabéns a todos os militares que participaram da Operação, face ao grande profissionalismo demonstrado por todos. São titudes como estas que asseguram a reprodução dos peixes da Bacia do Rio Paraná para as presentes e futuras gerações.

Ten Ermínio.