quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

POLÍCIA MILITAR EFETUA SOLTURA DE JIBÓIA EM IBIÁ/MG

Atendendo solicitação, militares pertencentes ao Grupamento de Meio Ambiente de Ibiá/MG - 5ª Cia PM Ind MAT, compareceram na "Marmoraria Cristal” localizada no setor industrial daquele município, onde o funcionário do estabelecimento relatou que estava ocorrendo o desaparecimento de várias galinhas do quintal e que o fato, provavelmente, se dava por conta de uma cobra "JIBÓIA" .

De posse das informações, os militares localizaram uma Jibóia, nas proximidades de um galinheiro, medindo aproximadamente 1,3m(um metro e trinta centímetros) de comprimento, a qual foi recolhida e solta em seu habitat natural.

Conheça um pouco mais sobre a Jibóia


A jibóia (Boa constrictor) é uma serpente que tem o tamanho, quando adulto, de 2m a 4m, raramente chegando a este tamanho máximo, no Brasil é a segunda maior cobra (a primeira é a sucuri). O seu habitat são as copas das árvores das florestas da América do Sul e da América Central. No Brasil podemos encontra-la em diversos locais, como na Mata Atlântica, restingas, mangues, no Cerrado, na Caatinga e na Floresta Amazônica.

No Brasil existem duas subespécies: a Boa constrictor (Forcart, 1960) e a Boa constrictor amarali (Stull, 1932). A primeira é amarelada, de hábitos mais pacíficos e própria da região amazônica e do nordeste. A segunda, Jiboia amarali, pode ser encontrada mais ao sul e sudeste do país, sendo encontrada algumas vezes em regiões mais centrais do país.

É basicamente um animal com hábitos noturnos (o que é verificável por possuir olhos com pupila vertical), ainda que também tenha atividade diurna.

Animal muito dócil, apesar de ter fama ser animal perigoso, não é peçonhenta e não consegue comer animais de grande porte. É muito perseguida por caçadores e traficantes de animais, pois tem um valor comercial alto, como animal de estimação.

As serpentes são animais carnívoros que se alimentam de roedores, aves e lagartos. A freqüência e quantidade de alimentos variam de acordo com o tamanho do animal.

Quando maiores podem ser alimentadas com coelhos, lebres e também de aves e frangos.


Assessoria de Comunicação Organizacional da 5ª Cia PM Ind MAT


Nenhum comentário: