sexta-feira, 5 de março de 2010

POLÍCIA MILITAR DE MEIO AMBIENTE FISCALIZA COMÉRCIO DE PESCADO

Face o aumento do consumo de peixes no período da QUARESMA e véspera da Semana Santa, a 5ª Cia PM Ind MAT – Uberaba/MG iniciou, nos 30 municípios sob sua responsabilidade, fiscalização em estabelecimentos que comercializam pescados.

Os policiais militares de Meio Ambiente, juntamente com técnicos do Instituto Estadual de Florestas – IEF, estarão visitando os pontos de vendas de pescados (açougues, supermercados, peixarias e feiras livre)

Será averiguada a origem do pescado (através da nota fiscal), o registro para venda do pescado (registro do Instituto Estadual de Florestas – IEF ou Carteira de Pescador Profissional), o tamanho do pescado e a conservação do peixe.

A população também pode contribuir com essa fiscalização, observando melhor o peixe a ser adquirido e denunciando os casos suspeitos. Havendo irregularidades, serão aplicadas penalidades de apreensão do produto, notificação e autuação.

Quem for encontrado comercializando espécimes de peixes provenientes da pesca proibida, que devam ser preservadas ou com tamanhos inferiores aos permitidos, poderá ainda responder por crime ambiental, cuja pena é de detenção de um ano a três anos.

DICAS QUE AJUDAM O CONSUMIDOR NA ESCOLHA DO PEIXE

O peixe fresco possui as seguintes características:

- Deve cheirar bem e estar limpo;

- Carne branca ou rosada, resistente a pressão dos dedos;

- Escamas bem presas à pele;

- Guelras úmidas de cor rosada, quase vermelha;

- Olhos salientes, brilhantes, transparentes e sem manchas;

- O peixe salgado [bacalhau, cação], quando estragados apresentam manchas avermelhadas [ferrugem] e, assim, totalmente fora dos padrões de consumo;

Em relação aos locais de comércio de peixes:

- Compre sempre em estabelecimentos limpos, com funcionários que adotam bons hábitos higiênicos, principalmente, na manipulação dos produtos;

- Procure saber a procedência dos pescados, evitando o consumo daqueles que foram retirados de locais poluídos ou proibidos;

- Só compre pescados que estejam conservados sob refrigeração;
- Não compre peixes de pescadores amadores ou capturados de forma clandestina;

- Exija a nota fiscal da compra, ela é sua garantia no caso de fiscalização de transporte ou armazenamento de peixes;

- Não compre peixes com tamanhos inferiores ao mínimo permitido.

Assessoria de Comunicação Organizacional da 5ª Cia PM Ind MAT

Nenhum comentário: